21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

F1 confirma prova em Interlagos até 2025

Evento também mudará de nome e passará a se chamar GP de São Paulo

A Fórmula 1 anunciou oficialmente que seguirá correndo no circuito de Interlagos nos próximos cinco anos, após finalizar o acordo com um novo promotor para a prova paulistana, que também mudará de nome e passará a se chamar GP de São Paulo.

O evento será comandado pela empresa de investimentos baseada em Abu Dhabi Mubadala, que indicou o empresário Alan Adler para liderar essa nova parceria.

Adler tem experiência em eventos internacionais como o Rio Open e agora chefia a Brasil Motorsport, nova responsável pela prova paulistana.

O novo modelo de negócio atualiza a relação a categoria com o país, depois de anos de parceria com Tamas Rohonyi, que comandava a Interpub, responsável pela prova.

A relação começou a ruir quando a Liberty Media, que comprou os direitos comerciais da F1 em 2016 das mãos de Bernie Ecclestone, descobriu que um acordo feito dias antes da troca de bastão isentava o Brasil do pagamento de uma taxa anual para receber a Fórmula 1 que excede os 20 milhões de dólares na grande maioria dos circuitos.

Com o novo acordo, a taxa voltará a ser paga, ainda que os valores não tenham sido divulgados. Segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a cada real investido na prova, R$ 5,20 voltam para a economia local.

De acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas, a última edição do GP Brasil, em 2019, trouxe um impacto econômico de R$ 670 milhões, com a criação de 8.500 postos de trabalho diretamente relacionados à competição. E cerca de 12 mil profissionais foram credenciados para trabalhar na prova.