20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Falso advogado com OAB de outra profissional é preso durante audiência

Ele cobrava mais de R$ 20 mil em honorários e seria estudante de direito; OAB fala em proibir diplomação

Foi preso em flagrante, nesta segunda (3), um jovem que se passava por advogado usando a inscrição da OAB de outra profissional. No momento da prisão, ele estava atuando em uma audiência realizada na 16ª Vara Criminal da Capital, localizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

Segundo o vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Combate às Práticas Irregulares da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB-AL), advogado Júlio Felipe Sampaio, o jovem teria aplicado o golpe do “falso advogado” em várias vítimas, e os valores cobrados pelos honorários ultrapassam R$ 20 mil.

“As vítimas relataram que uma pessoa estava se passando por advogado, e ao chegarmos no local nos certificamos que ele não tinha registro na OAB. Além do falso registro, ele simulava audiências com um falso juiz, onde a vítima era enganada”.

O argumentado do falso advogado foi de que ele era aluno do curso de direito.

“Bem instruído, ele conhecia sobre a dinâmica da advocacia. Também andava bem vestido, falava bem e se aproveitava de vítimas vulneráveis para aplicar esse golpe”.

O farsante também aplicou golpes na cidade de Marechal Deodoro e após a prisão, junto com as vítimas, foi encaminhado à Central de Flagrantes, no Pinheiro.

A OAB-AL vai acompanhar o caso. Caso seja confirmado o registro do jovem como acadêmico de direito, ele poderá ser impedido de receber o diploma profissional da classe.

“A orientação que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas é que, em qualquer suspeita, ainda que mínima, da idoneidade da pessoa que se intitula advogado, utilize dos canais oficiais no site da OAB/ALwww.oab-al.org.br, em especial a Ouvidoria, ou pelo e-mail da comissão [email protected]”.

Para consultar a verdadeira identidade do profissional, o cliente pode acessar o site: https://cna.oab.org.br/.