26 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Fapeal comemora 30 anos com lançamento R$ 2 milhões para inovação em empresas

Segunda edição do Tecnova em Alagoas contemplará empresas inovadoras com auxílios de 100 a 200 mil reais

Georginei Neri, Fábio Guedes, Rodrigo Rossiter participaram da solenidade. Foto: Andira Miranda

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lançou nesta terça, 30, a segunda edição do edital Tecnova Alagoas. O programa é uma iniciativa federal orçada em R$2 milhões, destinados à promoção de produtos ou processos inovadores em microempresas e empresas de pequeno porte, com o objetivo de impulsionar o setor empreendedor alagoano.

Esta cooperação é fruto de uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), o Instituto Euvaldo Lodi (lEL/AL) e a Federação da Indústria do Estado de Alagoas (FIEA).

O estado alcança a segunda edição do edital dando sequência à execução de atividades inovadoras e incrementando a competitividade de empresas. O intuito do programa é apoiar o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais, através da implementação de recursos voltados à inovação, em Alagoas.

O lançamento deste edital integra as programações alusivas aos 30 anos da Fapeal, realizadas entre os dias 29 e 30 de setembro.

O evento

Na solenidade virtual, o evento reuniu gestores da Fapeal e dos órgãos parceiros, sendo transmitido na plataforma do YouTube para o grande público.

O primeiro a iniciar as falas e celebrar a ação foi o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, que pontuou a importância da chamada no fomento a cases de sucesso, como é o caso das empresas Hand Talk, Apícola Fernão Velho e Parisotto, todas contempladas na primeira edição do programa.

Quem também endossou o tema de apoio e consolidação do ecossitema inovador foi o diretor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos de Oliveira Pinto.

Na sequência a assessora científica de projetos especiais e inovação da Fapeal, Juliana Khalili, apresentou informações direcionadas à chamada e seus proponentes: podem participar do edital empresas com sede em Alagoas dispondo de receita bruta igual ou inferior a 16 milhões de reais.

Cada organização pode inscrever somente uma única proposta no programa, que caso aprovada, receberá um apoio entre 100 a 200 mil reais. Ressalta-se que, estes recursos são de subvenção econômica, ou seja, não são reembolsáveis.

Finalizando o momento solene, o atual secretário de Estado da Educação de Alagoas, Fábio Guedes, chega à conclusão desta semana festiva de eventos e investimentos à CT&I, celebrando o protagonismo da Fapeal nestes 30 anos de atuação.

O antigo diretor-presidente da Fundação pontuou toda a programação dos três dias festivos que garantiram recursos importantes para a saúde pública e ao setor empreendedor .

Para os interessados em apresentar propostas ou consultar o edital, basta acessar o link da chamada, atentando que as inscrições devem ser submetidas na plataforma SparkX da Fapeal. As áreas selecionadas para submissão são: TIC, Petróleo e Gás, Energias Alternativas, Cadeia da Construção, Agronegócio, Química e Plástico e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.