7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Feira da Empregabilidade: Índice de desemprego é alto em Alagoas

Mais de mil pessoas formam uma fila em Maceió, em busca de um emprego

No segundo trimestre de 2018, a taxa de subutilização da força de trabalho (desempregados, subutilizados ou que não procuram emprego) foi de 24,6%, ou 27,6 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Em Alagoas um dado é mais alarmante. a taxa de desemprego é de 17,3%, a segunda maior do país, atrás apenas do Amapá (21,3). Ou seja, a cada 100 pessoas aptas a trabalhar no estado, mais de 17 não encontram uma vaga.

No Estado, a situação dos que desistiram de procurar emprego é a pior: Alagoas lidera com um índice de 16,6%.

Mas apesar da situação que parece não melhor, mais de mil pessoas formam uma fila em Maceió, em busca de um emprego. O número da Feira da Empregabilidade, na Escola Grau Técnico, no Farol, reflete bem a situação do emprego no estado.

Muitas dormiram na fila para conseguir uma ficha na chamada e munidos de curriculos em suas mãos, esperam pelo atendimento, que segue até as 17h.

Feira da Empregabilidade

Várias empresas, como o CIEE, Sine Municipal, IEL, Instituto Crescer, dentre outras, estão reunidas em um só lugar, ofertando as oportunidades de emprego. O evento também contará com a orientação profissional e emissão de carteira de trabalho.

Para concorrer a uma das vagas de emprego, é importante ter em mãos toda a documentação solicitada, como carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF, PIS, comprovante de residência, currículo atualizado e, para a vaga de Pessoa com Deficiência (PCD), laudo médico.

IBGE