20 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Flu supera trauma, vence a LDU e conquista título da Recopa em noite de Jhon Arias

Tricolor leva a melhor sobre antigo carrasco e celebra feito inédito no Maracanã

Jhon Arias foi o protagonista da vitória do Fluminense sobre a LDU – Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Por Dyego Barros

O Fluminense bateu a LDU por 2 a 0 nesta quinta-feira (29), diante de 61 mil torcedores que se fizeram presentes ao estádio do Maracanã, e conquistou a Recopa Sul-Americana pela primeira vez em sua história, superando um adversário que sempre representou uma verdadeira “pedra no sapato” na trajetória Tricolor em competições continentais.

Destaque do Flu na vitoriosa temporada de 2023, o colombiano Jhon Arias foi o grande herói da conquista, anotando os dois gols da partida.

O jogo

Com a necessidade de reverter a derrota sofrida em Quito, há uma semana, o Tricolor tratou de assumir o controle das ações. A LDU, por sua vez, aceitava o domínio dos donos da casa, mas pouco sofria, devido à ansiedade que atrapalhou os comandados de Fernando Diniz nos primeiros 45 minutos.

Na etapa complementar, o Flu se lançou de vez ao ataque, acionando o talismã John Kennedy, mas o jogo serviu nervoso, com os equatorianos abusando da catimba. A 24 minutos do fim, Diniz resolveu então apelar para a experiência, lançando a campo Marcelo, Douglas Costa e Renato Augusto, e este último mudaria a cara da decisão.

Aos 31’ minutos, Arias aproveitou o cruzamento de Samuel Xavier e, de cabeça, abriu o placar, igualando a série, para o alívio de uma torcida que não deixou de apoiar o time das Laranjeiras em momento algum.

O título parecia próximo, mas a noite reservava mais drama para os cariocas. Na reta final do confronto, Jhon Kennedy foi expulso pelo árbitro argentino Facundo Tello, após pisão em Zambrano.

No entanto, mesmo com um jogador a menos, o Flu não se abateu, mantendo-se fiel à sua proposta ofensiva, e a recompensa pelo ímpeto do grupo campeão da Libertadores veio aos 41’ minutos, quando Renato Augusto sofreu pênalti de Valverde. Responsável pela cobrança, Arias não perdoou, ampliando o marcador e determinando a conquista da taça inédita.

Agenda

No próximo domingo (03), o Fluminense retorna ao Maracanã, às 16h, para encarar o Botafogo, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Carioca.