22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Foco é inocência: Defesa de Lula assina contra pedido de habeas corpus

Ex-presidente se nega a pedir o cumprimento da pena em regime domiciliar

Lula quer provar sua inocência. Foto: Marlene Bergamo

O pedido de habeas corpus para Lula protocolado nesta semana por Daniel Oliveira, ex-secretário de Justiça do Piauí, no Supremo Tribunal Federal, não foi bem vindo pelos advogados do ex-presidente.

Lula quer que a Justiça reconheça a sua inocência e se nega a pedir o cumprimento da pena em regime domiciliar. Daniel Oliveira diz ter ciência deste desejo de Lula, mas defende seu pedido de habeas corpus.

“Independente da posição dele, esse é meu direito enquanto cidadão brasileiro”. Daniel Oliveira, ex-secretário de Justiça do Piauí.

O ex-secretário fez uma representação contra os advogados do ex-presidente no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A petição dos defensores de Lula, no entanto, foi feita com procuração do próprio presidente.

Liberdade

Depois que o TJ-SP determinou que empreiteira OAS e a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários) precisam devolver ao ex-presidente parte do valor pago pela ex-primeira-dama Marisa Letícia por um apartamento no Guarujá (SP), Lula segue confiante em sua liberdade.

Para os advogados do ex-presidente, com a decisão do TJ-SP, “fica cada vez mais claro que Lula e sua família jamais receberam qualquer vantagem indevida da OAS ou de qualquer outra empresa”.

Eles pretendem usar a sentença do magistrado da Justiça paulista para contestar a condenação no processo do tríplex. Lula está preso desde abril do ano passado em razão do processo. Nesta semana, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a condenação.

Em série de entrevistas, o ex-presidente disse ainda que “desafia Moro, Dallagnol, 209 milhões de pessoas a provar sua culpae está obcecado em provar sua inocência.