22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Fornecimento de água na parte baixa de Maceió deve ser normalizado até as 6h desta quinta-feira

Empresa fez reparos em vazamento no Jaraguá, que afetou bairros como Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde, Poço, Pajuçara, Jaraguá e Ponta da Terra

Equipes técnicas da BRK encerraram na manhã desta quarta (18) a manutenção e recuperação de mais um trecho da rede de distribuição de água localizada na Avenida Walter Ananias, no Jaraguá.

Como a previsão inicial para o fim do reparo seria ontem à noite, os trabalhos em caráter emergencial em uma das tubulações mais antigas de Maceió provocou desabastecimento em outros bairros de Maceió.

De início, o fornecimento deveria ser normalizado ainda ontem, na terça-feira, mas as horas prolongadas de manutenção, o SAC da empresa atualiza os usuários com uma nova previsão:

“Devido a uma limpeza na rede coletora de água, foi ocorrido a falta de água na região. A manutenção foi encerrada hoje (18) mais cedo, e tem a previsão para normalizar até o dia 19 às 06h00 da manhã. Mas pode estar retornando antes como já foi concluído”.

Funcionários reforçam que apesar da previsão das 6h da manhã desta quinta (19), o serviço pode voltar antes mesmo disso em alguns dos bairros.

Foram afetadas com alguma instabilidade regiões da Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde, Poço, Pajuçara, Jaraguá e Ponta da Terra.

Vazamento

O vazamento de grande porte foi identificado a uma distância de 20 metros do trecho reparado no começo deste mês. Para que seja possível fazer a substituição do tubo, foi necessária a interdição total da via e a interrupção do fluxo de água na rede, que tem 350 mm de diâmetro e está situada a dois metros de profundidade.

Com isso, a distribuição do reservatório R1 foi paralisada temporariamente. Segundo Magnólia de Jesus, gerente operacional da BRK em Alagoas, as melhorias realizadas no sistema de distribuição de água de Maceió têm contribuído para identificar as condições estruturais das redes existentes.

“No caso de redes muito antigas, como é a da Walter Ananias, o aumento da vazão de água pode ocasionar rompimentos nas tubulações. Conforme os vazamentos vão aparecendo, os pontos onde a estrutura está comprometida são identificados e os tubos substituídos. Esse é um procedimento padrão para a troca de redes de distribuição de água”.

Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento começará a ser retomado gradativamente nas localidades, à medida que o reservatório atinja o nível de água adequado para a pressurização de todas as redes que chegam aos imóveis.

Caso necessário, a BRK enviará caminhões-pipa para o atendimento emergencial das unidades de serviços essenciais, como escolas, asilos, hospitais e centros de assistência social. O serviço pode ser solicitado por esses clientes pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas.