7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Todos salvos: Operação de resgate de garotos em caverna é concluída com sucesso na Tailândia

Especialistas estrangeiros em mergulho participaram da operação

Atualização: Na Tailândia, as equipes de resgate retiraram, por volta das 8h30 desta terça-feira (horário de Brasília), do complexo de cavernas de Tham Luang, o último garoto e o treinador do time de futebol local,  encerrando com sucesso os trabalhos iniciados há 18 dias, de busca e resgate do grupo preso numa caverna desde o dia 23 de junho.

“Todos os 12 meninos e o treinador estão fora da caverna. Mandem apoio a todos”, confirmou a Marinha tailandesa no Facebook. Dezenove mergulhadores estiveram envolvidos na missão de hoje.

Hospital

Os resgatados tiveram que se deslocar de uma região a 4 quilômetros de profundidade. A primeira operação de evacuação transcorreu mais rápido do que o calculado inicialmente pelos peritos.

Apesar de os garotos não terem ficado totalmente sem água nesse período, porque ingeriram o líquido que escorria pelas paredes da caverna, a desidratação deve ser a primeira preocupação, assim como a desnutrição, segundo a avaliação de Fernando Ganem, médico superintendente do pronto-atendimento do Hospital Sírio Libanês (SP). Segundo ele, os meninos deverão começar a ser hidratados com soro e eletrólitos (como sódio, potássio, glicose etc.) na veia.

Doença da Caverna

Como os meninos e o treinador passaram muitos dias inalando ar úmido, médicos devem examiná-los para descobrir se apresentam problemas respiratórios. O tipo de ambiente encontrado em cavernas é propício à contaminação do ar por fungos que, inalados, provocam doenças. Uma das mais comuns é a histoplasmose, conhecida justamente como doença da caverna, que acontece em regiões onde há morcegos. A histoplasmose, segundo os médicos, causa pneumonia fúngica e pode levar à insuficiência respiratória.

Existe a possibilidade de terem contraído outras infecções, visto que a desnutrição e a desidratação baixam a imunidade do organismo, tornando fracas as defesas contra doenças. Por isso, os médicos devem tratar também qualquer corte ou arranhão, visto que a pele é a porta de entrada para muitas infecções.

Por fim, a escuridão do interior da caverna pode ter deixado os garotos e o treinador com deficiência de vitamina D. A vitamina é absorvida pelo corpo quando a pele é exposta à luz do sol e uma deficiência grave só acontece se houver privação da luz do sol por muito tempo. Além disso, certamente vão precisar de acompanhamento psicológico por bastante tempo.”