6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Governo mobiliza sociedade para reduzir acidentes com motos

Iniciativa teve início em Arapiraca e prossegue na quinta-feira (30), em Palmeira dos Índios

O crescente número de vítimas de acidentes com motocicletas nas cidades do Agreste alagoano está mobilizando profissionais de saúde e, também, de órgãos ligados ao trânsito no Estado de Alagoas.

Nesta segunda-feira (27), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) realizaram uma série de ações educativas no centro de Arapiraca, para conscientizar condutores de veículos, moradores e visitantes sobre como prevenir e evitar acidentes.

De acordo com dados divulgados pelo Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, de janeiro até novembro deste ano foram registrados 8.239 atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito. O levantamento mostra que 7.630 ocorrências referem-se a colisões e quedas de motos, o que representa um índice de 92,6% do total dos acidentes no trânsito em toda a região.

Os dados revelam um crescimento do número de acidentes em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 7.612 ocorrências no trânsito, sendo 6.982 envolvendo condutores de motos.

Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está mobilizando prefeituras, escolas, órgãos de trânsito, universidades e a sociedade em geral na promoção de ações, visando diminuir o elevado número de acidentes com esse tipo específico de veículos.

Além de Arapiraca, essas ações acontecerão em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, com o propósito de levar mais informação e mostrar às pessoas que as consequências da imprudência no trânsito podem ser trágicas e irreversíveis.