20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Governo promete prazo de 45 dias para liberar direito à aposentadoria

Ministro vai liberar benefícios por invalidez com atestado de médicos do SUS, independente da perícia médica

Fila dos aposentados vai ser resolvida até o fim do ano, diz ministro da previdência

Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupe, o tempo de fila de espera para quem busca a aposentadoria deverá ser reduzido para 45 dias, até o fim deste ano.

Disse ele que o governo vai desenvolver “o maior programa social das Américas” nesse campo. Lupe administra um ministério que tem um orçamento de R$ 888 bilhões em 2023.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o ministro declarou que pretende assinar convênios para simplificar a concessão de benefícios como o de invalidez, que poderá ser concedido mediante atestado de um médico do SUS, sem perícia do INSS.

O ministro disse ainda que pegou o ministério como uma terra arrasada e uma fila imensa. “Eu vou anunciar a organização dessa fila, como é composta, por setor, por tempo, tudo discriminado, para, até o fim do ano, ter uma equação melhor da que temos hoje”, destacou..

Sobre a crise no crédito consignado, ele aponta que a iniciativa do ministério conseguiu reduzir os juros desses empréstimos e insiste que ainda havia margem para um corte maior, como proposto inicialmente, mas não sabe o motivo da falta de apoio do Banco do Brasil e da Caixa.