22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Guedes confirma criação de Secretaria de Privatizações

Segundo futuro Ministro da Economia, são cerca de R$ 1 trilhão em ativos a serem privatizados

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta terça-feira (20) que o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), terá uma Secretaria de Privatizações para acelerar o programa de venda de ativos brasileiros.

A nova estrutura deve ser vinculada diretamente à superpasta da Economia que Guedes vai comandar a partir de janeiro. Ele vem defendendo, desde a campanha, a privatização de estatais e outros órgãos da burocracia como forma de fazer caixa a fim de reduzir o endividamento público do país. Segundo ele, são cerca de R$ 1 trilhão em ativos a serem privatizados.

Bolsonaro

Por outro lado, Bolsonaro tem demonstrado que haverá limites para o projeto. “Vai ser um grande plano de privatização? Sim, vai ser, mas com muita responsabilidade”, disse voltando a especificar que não pensa em privatizar Furnas, subsidiária de geração controlada pela Eletrobras.

Apesar disso, ele já disse que “parte” da Petrobras pode ser privatizada. “Eu não sou uma pessoa inflexível. Mas nós temos que, com muita responsabilidade, levar avante um plano como esse aí. Eu vi lá atrás com muito bons olhos a questão da Embraer. Nós podemos conversar, tá certo? Mas entendo como um empresa estratégica que pode ser privatizada em parte”, afirmou.