29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hospital da Criança recebe 1ª paciente em atendimento por regulação

Primeira paciente internada no Hospital da Criança é uma bebê de seis meses

Com atendimento exclusivo via regulação, o primeiro paciente do Hospital da Criança (HC), em Maceió, foi internado no início da noite desta segunda-feira (4).

Trata-se de um bebê do sexo feminino, de apenas seis meses, que estava na Pediatria do Hospital Geraldo Estado (HGE), maior unidade de urgência e emergência estadual.

O pediatra Roney Damacena explicou que a criança foi admitida no HGE na sexta-feira (1º), com quadro infeccioso e anemia. A equipe multidisciplinar do HGE prontamente entrou em ação para aliviar o desconforto e restabelecer a saúde, com o início de antibiótico e de uma dieta capaz de fortalecer a menor.

Primeira paciente atendida no Hospital da Criança foi admitida na unidade após ser regulada do HGE

“Quando minha filha nasceu, não tive problema algum com ela. Mas, de uns dias para cá, percebi que algo estava errado. Ela começou a vomitar muito, perder peso e os olhos ficaram mais fundos. A levei para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], que me orientou a procurar um pediatra no posto de saúde. Quando levei, o médico já me encaminhou para o HGE”.

Regulação

O diretor do Hospital da Criança, pediatra João Lourival de Souza Júnior, destacou que a unidade apenas recebe pacientes por meio de regulação.

“O Hospital da Criança surgiu para atender uma demanda do Estado em relação aos leitos de internamento pediátrico, devido a não termos, em Alagoas, um hospital que tivesse uma estrutura completa que atendesse a criança em sua totalidade. Nós vamos funcionar sempre por regulação. O hospital não é porta aberta, ou seja, a criança e o acompanhante vão dar entrada em qualquer UPA ou hospital e, a partir do quadro clínico, o paciente será avaliado e regulado para o Hospital da Criança”.

Diretor do Hospital da Criança, pediatra João Lourival de Souza Júnior, enfatizou que unidade atende apenas pacientes regulados

O Hospital da Criança

O HC foi inaugurado na sexta-feira (1º), pelo Governo do Estado, e está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O novo equipamento de saúde foi construído com recursos próprios, da ordem de R$ 22 milhões e tem como propósito assegurar assistência médica especializada para cada faixa etária, com foco no atendimento integral de pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos de idade.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Cabral, o Hospital da Criança representa um marco para a assistência pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.

“A unidade vai assegurar assistência qualificada para as nossas crianças e vai preencher um vazio assistencial no Estado. É uma satisfação receber a primeira paciente na mais nova unidade hospitalar entregue pelo Governo do Estado”.

Hospital da Criança foi inaugurado na sexta (1º) e aberto aos pequenos alagoanos nesta segunda (4)

A unidade hospitalar conta com 64 leitos, sendo 54 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além de duas salas de cirurgia e área para o atendimento às vítimas de violência sexual.

O HC dispõe, ainda, de Centro de Diagnóstico por Imagem – com ultrassonografia, ecocardiografia e raio-X – laboratório de análises clínicas, agência transfusional, sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e um lactário.