7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

In Fux We Trust: Bolsonaro encaminha diálogo com o próximo presidente do STF

Movimento de aproximação de Bolsonaro com Fux tem como principais interlocutores os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, da Justiça, André Mendonça, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O Governo resolveu estender a bandeira branca: como partir para a ofensiva não está dando resultado, Jair Bolsonaro resolveu mudar de estratégia sobre como lidar com o STF (Supremo Tribunal Federal). Depois de diminuir o tom dos ataques, ele já busca construir um canal de diálogo com o futuro presidente da corte, o ministro Luiz Fux.

O movimento de aproximação de Bolsonaro com Fux tem como principais interlocutores os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, da Justiça, André Mendonça, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Fux já vem auxiliando Toffoli em diálogos institucionais com o Palácio do Planalto.

Para amenizar o clima tenso entre Executivo e Judiciário, o presidente também enviou ministros do governo para se reunirem com Alexandre de Moraes, integrante do Supremo criticado por Bolsonaro pela condução do inquérito das fake news e do que investiga atos antidemocráticos.