26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Lobão apresentará projeto para implantação da coleta seletiva em todo o Estado

‘A coleta seletiva existe, mas no papel e de forma simbólica’, afirmou o deputado

Em discurso realizado nesta terça-feira, 24, no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Lobão (MDB) informou que irá protocolar um projeto de lei visando a implementação de coleta 100% seletiva de resíduos em todo o Estado.

“O tratamento do lixo não está de acordo com o Plano Nacional de Resíduos”, afirmou o parlamentar, dizendo que o mundo precisa reciclar, separar os resíduos e proporcionar ao meio ambiente um respiro.

“A coleta seletiva existe, mas no papel e de forma simbólica. Existem os locais, você é incentivado a entregar separado, mas a coleta junta tudo novamente”, afirmou o parlamentar. Lobão acredita que a coleta seletiva deve começar dentro de casa, com os alagoanos separando seus descartes.

“Metal, plástico e orgânico em locais diferentes. Com o incentivo para essa ação, podemos até favorecer a indústria com alguns dos materiais reciclados”.

Em aparte, o deputado Davi Maia (União) lembrou de sua passagem como secretário de Meio Ambiente e superintendente de Limpeza Urbana de Maceió. “Incentivamos a coleta seletiva na capital e trabalhamos para ampliar as cooperativas”, disse Maia, afirmando que as cooperativas se espalharam de três para vinte municípios do Estado.

“Em alguns bairros de Maceió, realmente não há coleta porta-a-porta, mas existem pontos de entrega voluntária”, lembrou o deputado, dando como exemplos os pontos na praça da Faculdade ou próximo da Guarda Municipal.