23 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Maio Verde: campanha orienta população sobre riscos do glaucoma

Atividades começam neste sábado, no Pátio Shopping e vão até 4 de junho, em outros pontos de Maceió.

Moradores de diversos bairros de Maceió vão ter acesso , a partir deste sábado, e até 4 de junho, a atendimento oftalmológico, gratuito, direcionado à orientação sobre prevenção ao glaucoma, com exames de aferição da pressão do olho e  informações. A iniciativa  é do Hospital de Olhos Santa Luzia, que vai colocar à disposição da população um medico especialista no assunto, dois técnicos de enfermagem e duas promotoras, como contribuição ao Maio Verde, integrando a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio).

Em Alagoas, há 32 mil pacientes  diagnosticados com glaucoma. O médico especialista em glaucoma, Ricardo Carvalho afirma que este número pode ser ainda  maior, uma vez que muitas pessoas podem ter e não saber por ignorar os principais sintomas. “O glaucoma é uma neuropatia do nervo óptico que provoca lesão das fibras que o compõem e, consequentemente, perda progressiva do campo visual, em sua maioria, provocada pelo aumento da pressão ocular”, diz o médico.

O especialista informa que o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. E, para diagnosticá-la, é preciso medir a pressão ocular e avaliar o nervo óptico. “As ações vão oferecer essa oportunidade para a população: a chance de um atendimento preliminar e para saber se o paciente possui ou não sintomas. É preciso alertar para o risco, a doença não tratada pode levar à perda do campo visual e, consequentemente, à cegueira”, afirma o Carvalho.

Ele explica que dentre os fatores de risco estão idade acima de 40 anos, pressão ocular elevada e uso crônico de corticoide. O tratamento é feito inicialmente com colírios e laser. Caso não seja controlado com esses procedimentos, o paciente pode precisar de cirurgia. Durante os dias das ações, a população poderá aferir a pressão do olho, porém, Carvalho alerta que o diagnóstico preciso é feito por meio de exames complementares como a campimetria, retinografia, curva de pio, paquimetria, gonioscopia e tomografia do nervo óptico.

Durante o todo o mês de maio  e até o dia 10 de junho, o Hospital de Olhos Santa Luzia vai oferecer benefícios aos pacientes e familiares que passarem pelo atendimento durante a campanha, que tem o apoio de parceiros como o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb); Parque Shopping Maceió, Shopping Pátio e a empresa HOBrasil.

Agenda Maio Verde

19/05 – Pátio Shopping, no Benedito Bentes – 10 às 22 horas

21/05- Terminal do Benedito Bentes – 7 às 12 horas

22/05- Terminal da Colina – 7 às 12 horas

23/05 – Transpal, Buarque de Macedo- 7 às 12 horas

24/05- Parque Shopping, Cruz das Almas – 10 às 22 horas (aferição da pressão das 16 às 22 horas)

25/05- Parque Shopping – 10 às 22 horas (aferição da pressão das 16 às 22 horas)


26/05 – Parque Shopping – 10 às 22 horas

28/05- Garagem São Francisco, no bairro da Santa Amélia – 7 às 12 horas


 29/05 – Garagem Real Alagoas, no Farol 7 às 12 horas

30/05 – Garagem Cidade de Maceió, no Tabuleiro do Martins – 7 às 12 horas

04/05- Garagem da Veleiro, no Trapiche – 7 às 12 horas