20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Mais de 40 dias: Direção do Detran tem audiência com grevistas

Nenhum atendimento está sendo prestado ao público, apesar de Justiça determinar 50% dos serviços em funcionamento

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participam nesta terça-feira (13) de uma audiência com o diretor do órgão, o que pode definir o fim da greve de mais de 40 dias. A paralisação atingiu 100% dos serviços.

“Todos os servidores do Detran estão sem receber e a situação para muitos é crítica. Nós precisamos de um sinal do governo do estado. Até lá, a greve continua”, disse Roberto Martins, presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Sinsdal).

Reivindicações

Em 20 de fevereiro, nenhum acordo foi definido entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal) para discutir as reivindicações da categoria, em greve desde o dia 1º.

A categoria cobra realização de concurso público, revisão do plano de carreira e autonomia administrativa do órgão. Hoje, o candidato à CNH demora 4 meses para fazer a prova de direção, e quem precisa da Junta Médica no órgão tem que esperar 3 meses para ser atendido.

Nenhum atendimento está sendo prestado ao público, apesar de Justiça determinar 50% dos serviços em funcionamento.

Serviços virtuais

O processo de emissão da guia pode ser realizado por meio do site do Detran-AL. Após o pagamento da guia, os usuários também poderão agendar os exames clínicos e psicológicos pelo site do órgão. As clínicas responsáveis por realizar o serviço estão funcionando normalmente.

O procedimento de emissão do documento está sendo executado normalmente e os usuários que necessitam realizar o serviço de 2ª via ou emissão de CNH definitiva também poderão acessar a plataforma virtual do órgão para executar o procedimento.

O serviço de Junta Médica, destinado aos portadores de deficiências que impactam na direção e requerem a adaptação do veículo, também está funcionando, mas apenas para os candidatos que já possuem o serviço agendado.