1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Marta marca, bate recorde de gols e Brasil avança para oitavas de final

Alagoana chegou a 17 gols em Copas do Mundo e se tornou a maior artilheira da história do torneio, tanto entre homens quanto entre mulheres

Marta bateu recorde geral em Copas do Mundo Fifa e superou alemão Klose com 17 gols

Após a inesperada virada na rodada passada, diante da Austrália, a seleção brasileira de futebol feminino entrou em campo precisando marcar pontos contra a líder do Grupo C, a já classificada Itália. E não deu outra: o Brasil venceu por 1 a 0 e está na próxima fase do Mundial da França.

Em jogo no Stade du Hainaut, em Valenciennes (França), pela terceira rodada do Grupo C, a equipe do técnico Oswaldo Alvarez venceu a Itália por 1 a 0 graças a um gol de pênalti de Marta no segundo tempo. Assim, chegou a seis pontos em três jogos.

O gol aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo, Debinha entrou na área, tentou passar por Linari e foi derrubada. Pênalti, que Marta bateu aos 28 e converteu. Com o gol, a camisa 10 chegou a 17 gols em Copas do Mundo e se tornou a maior artilheira da história do torneio, tanto entre homens quanto entre mulheres. Foi o gol da vitória.

Em partida simultânea na cidade de Grenoble, a Austrália venceu a Jamaica por 4 a 1, com quatro gols de Sam Kerr. Assim, italianas, australianas e brasileiras fecharam a primeira fase com seis pontos cada.

A Itália assegurou a liderança do grupo com saldo de gols de +5. Austrália e Brasil empataram também no critério (+3), mas as australianas levaram vantagem nos gols marcados (8 a 6). Assim, as brasileiras avançaram à próxima fase com o terceiro lugar.

Entre as terceiras, o Brasil já garantiu a melhor campanha. Agora, é hora de pensar na próxima fase, que será pedreira: ainda esperando resultados de outros grupos, o Brasil pode enfrentar a forte Alemnha ou a anfitriã, e igualmente forte, França.