20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

MEC suspenderá implementação do novo ensino médio por 60 dias

Plano estabelecido em uma portaria durante o governo de Jair Bolsonaro tinha como objetivo fazer mudanças no Enem 2024

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que irá interromper o cronograma de implementação do novo ensino médio por um período de 60 dias.

O plano, que foi estabelecido em uma portaria durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), tinha como objetivo fazer mudanças no Enem 2024.

A reforma do ensino médio foi aprovada por meio de uma medida provisória durante o governo Temer (MDB) em 2017. Desde que assumiu o cargo, Camilo tem destacado a falta de diálogo no processo de aprovação e implementação do novo modelo de ensino médio. Em uma entrevista concedida ao Diário do Nordeste, o ministro já havia indicado que suspenderia as mudanças no Enem 2024.

Segundo Camilo, é necessário analisar os problemas apontados na consulta pública e tomar uma decisão definitiva. O anúncio do ministro ocorreu depois de sua reunião com o presidente Lula, na qual eles discutiram outros temas, como programas de alfabetização e escolas em tempo integral.

A portaria emitida pelo governo Bolsonaro estabeleceu um cronograma para a implementação do novo ensino médio, que será suspenso por pelo menos 60 dias.

O plano prevê a implementação da reforma em todos os anos do ensino médio até 2024. Além disso, as avaliações, como o Saeb e o Enem, também passariam por alterações até o próximo ano. Camilo afirmou que assinará a suspensão da portaria ainda hoje.