23 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Megaoperação contra pedofilia cumpre mais de 500 mandados em 24 estados

A operação “Luz na Infância 2” também atuou em Alagoas, o vigilante de uma igreja evangélica foi preso.

Fonte: Web

Na manhã desta quinta-feira (17), o Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) realizou uma megaoperação contra pedofilia. Alagoas está presente na lista  dos 24 estados onde a operação Luz na Infância 2 atuou.

Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.  Quem for pego com posse dessas mídias é preso em flagrante.

Segundo o ministério, suspeitos já estão sendo presos em flagrante. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

Alagoas

Em Maceió, uma pessoa foi presa no bairro da Jatiúca e outros mandados estão sendo cumpridos em outros pontos da cidade. O homem preso na Jatiúca é um vigilante e trabalha para uma igreja evangélica, com ele foram encontrados  computadores e fotos.

Os trabalhos em Alagoas estão sendo coordenados pela Delegada Adriana Gusmão, da Delegacia de Crimes contra a Criança e o Adolescente.

Operação

A força-tarefa de combate à pedofilia tem caráter nacional e busca cumprir 578 mandados de busca e apreensão, sendo 9 deles em Maceió, onde os trabalhos contam com 70 policiais sob o comando da delegada de crimes contra a criança e o adolescente, Adriana Gusmão.

Em vários estados, a operação já foi concluída. Haverá uma coletiva geral em Brasília, onde os responsáveis pela operação vão conceder todos os detalhes. Na capital, porém, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) avalia se passará informações locais.