20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ministro Flávio Dino diz que golpistas queriam destruir a democracia e a constituição

Em coletiva à imprensa, ministro disse que democracia é patrimônio da Nação

Ao lado do governador de Alagoas, Paulo Dantas, ministro Flávio Dino disse que golpistas vão ser responsabilizados

Em Maceió, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o sistema de justiça brasileiro tem atuado com celeridade nos processos que tratam da tentativa de golpe de Estado, a partir dos atos terroristas do dia 8 de janeiro.

De acordo com o ministro, os atos praticados pelos que atacaram os 3 poderes da República não se esgotam em ter quebrado um prédio. Para ele, a  “dimensão imaterial desses crimes, não era algo físico, não era quebrar um prédio, era destruir a constituição. E isso, portanto, é um valor fundamental em qualquer país do mundo e consideramos que não é algo banal”, destacou Flávio Dino.

Ele declarou ainda ter a certeza que o judiciário brasileiro vai responsabilizar todos os envolvidos, desde os que atacaram aos que financiaram os atos golpistas, após as análises das provas existentes. Quanto ao governo do qual faz parte ele destacou que a posição é a de respeitar a autonomia e independência dos poderes..

O ministro disse também que a democracia é um patrimônio da Nação brasileira e por isso é fundamental defendê-la, por que sem democracia a sociedade não terá liberdade