28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Ministro Nunes Marques nega habeas corpus para evitar prisão de Bolsonaro

Ministro foi o primeiro a rejeitar o pedido feito por advogado. Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado

Nesta sexta-feira, 10, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para que a corte negue o pedido de um habeas corpus preventivo para evitar a possível prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de estado.

Marques é um dos ministros que foi indicado para compor a corte suprema pelo próprio Bolsonaro, quando presidente do País.

O salvo-conduto foi apresentado pelo advogado Djalma Lacerda, que não representa Bolsonaro, mas se identifica com o ex-chefe do Executivo.

Marques foi o primeiro ministro do STF a rejeitar o pedido do habeas corpus durante sessão virtual. “Não verifico ilegalidade evidente a justificar a concessão da ordem de habeas corpus de ofício”, disse o magistrado.

Bolsonaro é alvo da Polícia Federal na Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de um golpe de estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022.

Até o momento, Bolsonaro segue com o passaporte apreendido e impossibilitado de deixar o Brasil. Quatro aliados do ex-presidente foram detidos, como o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, e o ex-ajudante de ordens, coronel Marcelo Câmara.