28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Moraes manda prender condenados que quebraram tornezeleiras e fugiram do País

O ministro do STF expediu 47 mandados de prisão contra os condenados por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do estado de direito

Condenados por atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, que quebraram as tornezeleiras e fugiram do País, têm nova ordem de prisão expedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

A ordem foi encaminhada para a Polícia Federal, após a inclusão dos fugitivos na lista da Interpol.

Esta semana, o ministro determinou a publicação de 47 novos mandados de prisão contra 40 condenados e sete investigados pelos ataques e outros crimes relacionados ao resultado eleitoral. Entre eles, há ao menos cinco foragidos que deixaram o Brasil.

Há inclusive novas ordens de prisão para a empresária Fátima Aparecida Pleti, 61 anos, de Bauru (interior de São Paulo), e a do corretor de seguros Gilberto Ackermann, 50, de Balneário Camboriú (SC).

Os dois estão na Argentina. Eles foram condenados por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de direito. Eles negam os crimes.

Dos 47 mandados expedidos por Moraes nos últimos três dias, 40 se referem a pessoas condenadas. Os crimes mais comuns são tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de direito.

 Para justificar 31 dessas ordens de prisão, Moraes citou quebra de tornozeleira, falta de apresentação à Vara de Execuções penais, risco de fuga ou fuga comprovada.