21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

MPE: Moradores e SMTT entram em acordo e itinerário antigo é retomado

Com a alteração da linha Graciliano Ramos e Village Campestre II, o tempo de viagem aumentou em 50 minutos

Os moradores dos Conjuntos Graciliano Ramos e Village Campestre, na parte alta de Maceió, se reuniram com representantes da SMTT e o Ministério Público Estadual (MPE) sobre a mudança no itinerário das linhas de transporte urbano que atendem a região.

Após três dias seguidos de protestos, os ônibus voltam a circular de acordo com o itinerário antigo e em 30 dias uma nova proposta deverá ser apresentada. Com a alteração do itinerário, o tempo de viagem aumentou em 50 minutos.

De acordo com o superintendente da SMTT, Antônio Moura, foi dado um prazo de 30 dias para que o órgão faça um novo estudo sobre a situação.

Intervenção

Na última quarta-feira (11), a Prefeitura de Maceió decretou intervenção no contrato da concessão formada pelas quatro empresas de transporte coletivo, que atualmente operam o sistema na capital, diante de prestações de serviços consideradas inadequadas ao público.

Esta foi uma recomendação conjunta expedida pelo Ministério Público de Alagoas (MPE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC). A medida aponta a “incapacidade dos concessionários em atender as disposições dos contratos de concessão com relação à constituição do Consórcio Operacional e consequente gestão do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE)”.