7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Mundo contabiliza um suicídio a cada 40 segundos

No Setembro Amarelo, a campanha é para prevenir e conscientizar

De acordo com relatórios mundiais, no mundo todo há uma tentativa de suicídio a cada três segundos. Em 40 segundos um suicídio acontece, sendo que no Brasil há uma morte por este motivo a cada 40 minutos. São aproximadamente um milhão de suicídios no mundo todo ano.

Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes, e em um esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.

Pelos dados da OMS, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. Adotar medidas preventivas de ajuda e auxílio, em pelo menos 90% dos caso vidas poderiam ser salvas.

O uso de álcool e drogas é o segundo fator depois das doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, que leva ao aumento de suicídios, a causa de morte mais facilmente evitável entre todas as doenças.

Estudos ainda vão além: 100% de quem se suicida têm uma doença mental.Nem 100% de quem pensa em suicídio têm doença mental, mas 100% de quem suicida têm transtorno mental.

Apal

A Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal) pretende lançar campanhas nas redes sociais ao longo deste mês para alertar sobre suicídio e oferecer apoio e ajuda. Especialistas devem abordar o assunto e buscar mais informações com psiquiatra, levando conhecimento para as escolas, empresas e instituições.