2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Murici: MPE/AL investiga deputado que estaria comprando votos com tijolos

Quantidade de tijolos variava entre 300 e mil unidades por residência, mais de 10 pessoas foram detidas e um vereador estaria envolvido no crime

Um vereador estaria sendo utilizado por um deputado estadual, que está na disputa deste ano a uma vaga na Câmara dos Deputados, para fazer compra de votos na cidade de Murici.

O Ministério Público está apurando esta informação em operação comandada pela Promotoria Eleitoral de Murici, que ainda acontece na cidade do interior de Alagoas. A quantidade de tijolos variava entre 300 e mil unidades por residência, que seriam o pagamento dos votos. Mais de 10 pessoas foram detidas.

Na ação, foram apreendidos diversos santinhos de um candidato a deputado estadual que desistiu da disputa, preenchidos com números de candidatos a deputado federal, senador, governador e presidente. Os suspeitos foram levados pela Polícia Militar para serem ouvios no Fórum da Comarca de Murici.

Três conjuntos residenciais foram visitados e milheiros de tijolos, a pedido do parlamentar, foram constadadas. Eles seriam usados para doação a várias famílias, uma prática de um vereador do próprio município. A operação está sendo coordenada pelo promotor de justiça Marcus Mousinho.

Três conjuntos residenciais são alvo da operação: Pedro Tenório, Olavo Calheiros I e Olavo Calheiros 2. Em todos eles, o promotor eleitoral confirmou que haviam tijolos e sacos de cimento em cada uma das casas que foram alvo dos mandados. A quantidade de tijolos variava entre 300 e mil unidades por residência.

Vereador

“Recebemos a informação de que um vereador, dono de um depósito de material de construção, estava doando tijolos em nome de um candidato. O nome de um outro candidato também foi citado, mas parece que ele desistiu da disputa eleitoral”, explicou Marcus Mousinho.