20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Neymar faz história e Brasil goleia a Bolívia em partida de estreia das Eliminatórias

No início da era Fernandes Diniz, Ney ultrapassa Pelé e se torna o maior artilheiro da Seleção em jogos oficiais FIFA

Foto: Vitor Silva / CBF

Por Dyego Barros

A Seleção Brasileira iniciou sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026 com goleada e quebra de recorde na cidade de Belém (PA). Diante de 40 mil torcedores, no Estádio Mangueirão, a Amarelinha bateu a Bolívia, por 5 a 1, no duelo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas, que também marcou o começo da era Fernando Diniz no time canarinho.

Os tentos da vitória do Brasil foram anotados por Rodrygo (duas vezes), Raphinha e Neymar (duas vezes), que se recuperou de um pênalti perdido quando o duelo ainda estava 0 a 0 para vencer a batalha particular com o goleiro Viscarra, aos 16 minutos da etapa complementar, e ultrapassar Pelé, tornando-se o maior artilheiro da pentacampeã do mundo em partidas reconhecidas pela FIFA, com 78 gols. Para homenagear o Rei, Ney comemorou a marca distribuindo socos no ar.

Nos acréscimos do confronto, o camisa 10 ainda contaria com a contribuição do goleiro boliviano para liquidar a fatura e chegar à 79º bola na rede com a verde e amarela.

Como fica?

O placar elástico frente o modesto adversário garantiu ao Brasil a liderança da competição pelo critério de saldo de gols. Uruguai, Argentina e Colômbia veem logo atrás, somando os mesmos três pontos da equipe de Diniz. Já a Bolívia, que chegou ao gol solitário em uma bela jogada individual de Victor Abrego, ocupa a penúltima posição na tabela de classificação.

E agora?

Na próxima terça-feira (12), a Seleção volta a campo para encarar o Peru, na cidade de Lima, em compromisso válido pela segunda rodada da competição. Já ‘La Verde’ terá outra parada duríssima pela frente. Na altitude de La Paz, Marcelo Moreno e companhia receberão a Argentina, que deve preservar o craque Lionel Messi.