19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

O domingo foi dos goleiros nos duelos entre europeus

Os donos da casa eliminaram a Espanha e os Croatas passaram pela Dinamarca; ambas as partidas terminaram em 1 a 1 e tiveram disputa de pênaltis

Após um empate por 1 a 1 nos 90 minutos e na prorrogação, a Espanha perdeu na disputa dos pênaltis para a Rússia, em confronto válido pelas oitavas de final, neste domingo, em Moscou.

O herói dos anfitriões da Copa foi o goleiro Igor Akinfeev. Ele realizou defesas importantes, durante os 120 minutos em que a bola rolou, e pegou duas penalidades, de Koke e Aspas, no desempate. A última defesa foi com o pé esquerdo.

O jogo começou bom para os espanhóis, com um gol contra de Ignashevich logo aos 12 minutos, mas Piqué cometeu um pênalti infantil e a Rússia empatou aos 41 com Dzyuba.

A Espanha trocou 1137 passes e teve 74% de posse de bola, mas fez um jogo chato e o “tiki-taka” falhou. Após a eliminação, o meio-campista Iniesta, autor do gol do título em 2010, disse que se aposentará da seleção espanhola.

Croácia também venceu nos pênaltis

Croácia x Dinamarca fizeram uma péssima partida, que também só terminou nos pênaltis. E os goleiros Subasic e Kasper Schmeichel, brilharam, defendendo seis cobranças, três cada.

O primeiro erro aconteceu no segundo tempo da prorrogação. Luka Modric, principal nome da Croácia na primeira fase da Copa, teve a oportunidade de classificar seu país, a quatro minutos do final da partida, bateu mal e Kasper Schmeichel defendeu, para alegria de Peter Schmeichel , campeão da Eurocopa em 1992.

A decisão foi para os pênaltis, e os jogadores continuaram falhando. E foi a vez de Subasic aparecer. O goleiro croata salvou a pele de Modric, que correu o risco de voltar ao seu país como vilão. Nas quartas de final, a ex-república da Iugoslávia enfrentará os russos.