18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

ONU-Habitat lança site para projeto que promove prosperidade urbana em AL

Plataforma reúne, em um só ambiente, as diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do projeto com o Governo de Alagoas

Plataforma reúne, em um só ambiente, as diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do projeto Visão Alagoas. Foto: Minne Santos

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançou, nesta terça-feira (26), um site totalmente voltado para o projeto Visão Alagoas 2030.

Disponível no endereço http://visaoalagoas2030.al.gov.br/, a plataforma, feita em parceria com o Governo do Estado, reúne todas as ações que vêm sendo realizadas pelo ONU-Habitat para promover uma prosperidade urbana mais sustentável e inclusiva em Alagoas.

Desenvolvido por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec-AL), o site, além de trazer as notícias sobre a atuação da agência da ONU no estado, centraliza de forma intuitiva os projetos que estão sendo fomentados no âmbito do Visão Alagoas 2030.

São exemplos o Observatório de Políticas Públicas, que será lançado em breve; o Mapa Rápido Participativo e o Perfil Socioeconômico da região lagunar de Maceió; o Guia para uma Política Habitacional do Estado, entre outros.

O Coordenador de Programas do ONU-Habitat, Alex Rosa, destaca que a plataforma cumpre um papel importante de difundir e preservar toda a produção da informação que vem sendo gerada sobre os municípios e o Estado como um todo no âmbito do projeto.

“Estamos desenvolvendo diversos projetos a partir do Visão Alagoas e todos resultam em relatórios, estudos, painéis. Boa parte desse trabalho já está disponível e faz parte do início da nossa parceria com o governo, que vem desde 2017. São dados de utilidade pública para governos, prefeituras, associações de bairros, entidades, ONGs, toda a sociedade pode ter acesso e se apropriar deles”.

Reforçando o papel de facilitar a comunicação com a população em geral, o portal também vai preparar o terreno para ações que envolvem o engajamento e a participação em atividades de formação, oficinas de espaço público, oferta de cursos, entre outras iniciativas.

De acordo com o web designer do Itec, Meuzent Galvão, a plataforma foi toda desenvolvida no padrão Secom-Governo de Alagoas, ou seja, adequando as especificidades do Visão Alagoas ao template já pronto.

“O site não foi migrado, nós, da fábrica de sítios, criamos do zero. Tem o padrão governamental e foge apenas em algumas questões básicas. A interação com o ONU-Habitat foi maravilhosa, o trabalho com a equipe do projeto fluiu bem, com treinamentos e retornos até o portal estar no ponto de publicar. Tudo isso com zero encontro presencial, pois todas as reuniões que aconteceram foram online, assim como todos os atendimentos e consultorias”.

O Visão Alagoas 2030 

Fruto de uma parceria entre o ONU-Habitat e o Governo do Estado, o Visão Alagoas 2030 é um projeto voltado à elaboração de estratégias e soluções integradas para o desenvolvimento urbano sustentável.

Firmada em 2017, a cooperação visa à produção de dados qualificados e diagnósticos para uma melhor compreensão dos espaços urbanos de Alagoas, dando especial ênfase para seus assentamentos informais, além de propor estratégias de ação para o estabelecimento ou aperfeiçoamento de políticas públicas, planos e programas estaduais.