29 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Paulo Dantas vai apresentar experiências de sucesso no Estado em encontro na Inglaterra

Governador já transmitiu o cargo para José Wanderley

O Cria é o maior programa de transferência de renda de Alagoas, voltado para o desenvolvimento da primeira infância de famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza. Foto: Rodrigo Marinho / Programa Cria

A convite da Fundação Lemann, o governador Paulo Dantas participa, nos dias 24 e 25 de novembro, do Encontro de Altas Lideranças e de um curso de gestão pública para debater o tema “Capital humano para o desenvolvimento do Brasil”, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Na oportunidade, Paulo vai apresentar dois cases de sucesso de Alagoas, os programas Escola 10 e o Cria.

A Fundação Lemann atua com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e apoia ações que busquem resolver desafios sociais do país. Entre os projetos aplicados está a criação de um grupo de trabalho a fim de combater a evasão escolar.

Ponto principal de atuação do Escola 10, política pública do governo de Alagoas que, desde 2017, consiste em um pacto pela educação entre Estado e municípios na garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federativos envolvidos.

O projeto tem ainda suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e tem como metas a garantia de que todos os estudantes da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano; a redução dos índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); a melhoria da aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos; e o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O sucesso do Escola 10 rendeu ao Estado, em 2020, o Prêmio Excelência em Competitividade – promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – na modalidade Destaque Boas Práticas.

O Cria, por sua vez, é o maior programa de transferência de renda de Alagoas, que tem como finalidade apoiar o desenvolvimento da primeira infância das famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza.

Tem como público-alvo famílias com gestantes e crianças de 0 aos 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social; e as gestantes, nutrizes e crianças dos 6 aos 24 meses, em situação de desnutrição e insegurança alimentar, nutricional e vulnerabilidade social.

Na Assistência, tem o maior programa estadual de transferência de renda, o Cartão Cria, que tem 138 mil pessoas cadastradas (cada família só pode ter um membro cadastrado).

Na Educação, atua para garantir creches para as crianças dessas famílias. O governo já inaugurou 23 creches do programa. Ao todo, serão 200 unidades, até 2024. Tudo com recursos do próprio Estado e entregues aos municípios totalmente equipadas.

Evento

A capacitação Capital Humano para o Desenvolvimento do Brasil, patrocinada pela Fundação Lemann, terá a participação de outros nove governadores. Lideranças do Judiciário, membros de órgãos de controle, do empresariado e da sociedade civil também participarão dos encontros.

No convite para o evento, a Fundação diz que o curso busca debater “questões centrais para promover, no Brasil, um ciclo longo e contínuo de desenvolvimento e de enfrentamento das desigualdades estruturais, por meio do investimento em capital humano”. A Fundação é uma organização familiar sem fins lucrativos, fundada pelo empresário Jorge Paulo Lemann.

Investimentos

Além do Encontro de Altas Lideranças, a agenda do governador na Inglaterra, ainda em construção, prevê encontros com investidores internacionais interessados no mercado brasileiro e na capacidade produtiva de Alagoas.

Transmissão do cargo

O governador Paulo Dantas transmitiu o cargo para o vice-governador José Wanderley Neto nesta segunda-feira (21), no Palácio República dos Palmares. José Wanderley fica à frente do Executivo alagoano até o dia 29, período em que Paulo estará em Londres, participando de evento na Universidade de Oxford.

O governador afirmou que a viagem será de interesse do Estado, onde, ao lado de outros 50 líderes do Brasil, debaterá sobre como os projetos aplicados em Alagoas têm dado resultados sociais, assim como na busca por novas ações em prol da população alagoana.