11 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

PF faz busca de apreensão no gabinete do líder do governo Bolsonaro

Operação da PF fez apreensões nos gabinetes do senador Fernando Bezerra Coelho e do filho dele, Coelho Filho

Senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo, é alvo de operação da PF

Na manhã desta quinta-feira, 19, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado .

A operação no Congresso Nacional foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além do senador Fernando Bezerra, o filho dele,  o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE) foi outro alvo.

Além das buscas no Congresso, endereços ligados aos parlamentares em Pernambuco também são alvos da operação. A PF chegou a pedir o bloqueio dos bens do senador Fernando Bezerra, mas o pedido foi negado pelo ministro Barroso, relator do caso.

A operação apura suspeitas de desvios em obras públicas do Ministério da Integração Nacional, da época em que Bezerra foi ministro. Bezerra é acusado de receber propinas de doleiros, segundo inquérito que apura irregularidades em obras da transposição do Rio São Francisco.

A operação foi inicialmente solicitada pela PF e, há cerca de um mês, encaminhada ao STF pela procuradora-geral Raquel Dodge. A PGR concordou com os pedidos, mas se manifestou contra o cumprimento de buscas direcionadas ao senador Bezerra.

Em nota, a defesa do senador Bezerra e do deputado afirma que os fatos investigados são antigos. “Causa estranheza à defesa do senador Fernando Bezerra Coelho que medidas cautelares sejam decretadas em razão de fatos pretéritos que não guardam qualquer razão de contemporaneidade com o objeto da investigação.