21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

PF faz buscas em endereços de Carla Zambelli e prende ‘hacker da Vaza Jato’

Delgatti Neto admitiu ter prestado serviços a pedido da deputada para forjar soltura de presos e um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes

A Polícia Federal cumpre hoje de manhã (2) mandados contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), endereços dela e também contra o hacker Walter Delgatti Neto, que foi preso.

Delgatti é conhecido por ter dado origem à chamada “Vaza Jato” ao invadir telefones de autoridades envolvidas com a operação Lava Jato e a pedido da deputada forjou soltura de presos e um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes – escrito pela própria bolsonarista, em um ofício que inclusive tinha a frase “faz o L”.

Leia mais: Hacker diz na PF que Bolsonaro ordenou que invadisse urnas eletrônicas

Contra Delgatti há um mandado de prisão, mas contra Zambelli apenas mandados de busca e apreensão – incluindo no apartamento funcional e no gabinete da deputada em Brasília.

O objetivo da operação é obter mais informações sobre a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.

“Os crimes apurados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes”. Nota da PF.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a operação:

Rival da bolsonarista, o parlamentar André Janones adiantou que o hacker foi preso. E questiona quando o chefe dela, o ex-presidente Jair Bolsonaro, também será preso.