1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Phil Anselmo – tristeza e redenção

Foto: Divulgação

*Por Thiago Eloi

Sempre uso Phil Anselmo como exemplo quando quero citar algum artista sensível e que faça um som pesado. E essa sensibilidade é facilmente notada em músicas como “Hollow”, “This Love” e outras. Afinal, estamos falando do cara que nos presenteou com um belíssimo cover de “Planet Caravan”, clássico do Sabbath que nos mostra que não precisamos de alucinógenos para viajar sem sair do lugar.

Sempre me identifiquei com essa coisa meio ambígua, onde encontramos letras sentimentais em pedais duplos e riffs pesados. Acho que por isso considero Phil um dos meus frontmen prediletos.

Esses dias, pesquisando sobre outros projetos do cara, me deparei com En Minor, um som que ele mesmo chama de “depression core”. Confesso que ainda prefiro aquele Phil meio ogro, berrando, mas gostei do álbum. Lançado em 2020, o título é: “When the Cold Truth Has Worn Its Miserable Welcome Out” (“Quando a fria verdade se esgotou em suas miseráveis boas-vindas”, numa tradução livre). Inclusive, o álbum me fez lembrar um pouco de “Push the Sky Away”, do Nick Cave and the Bad Seeds.

The worst expect the best
Yet the letdown will epically scar them
Like a gripping mallet shrill
Like the screaming of a whale

(On the Floor – En Minor)

Em En Minor, noto um Phil que reflete sobre seus tombos, um Phil que busca convalescença em meio à escuridão. E apesar de suas quedas — desde abuso de drogas a alegações controversas —, que ninguém negue que Phil é um artista completo.