Parceria entre as especializadas visa unificar as ações de proteção às mulheres vítimas de violência em Maceió. Foto: Rafael Dourado / Ascom PC
Para intensificar ainda mais as ações de proteção às mulheres vítimas de violência em Maceió, o Governo de Alagoas, por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil, vai unificar as atuações das delegacias especializadas de Defesa da Mulher da Capital e a de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A inciativa faz parte das estratégias do governador Paulo Dantas em dar celeridade à resolução dos crimes de feminicídio no Estado e foi definida durante reunião técnica realizada nesta quarta-feira (16), com a participação do delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier.
Durante o encontro, que aconteceu na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Cruz das Almas, com a participação do gerente de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJ1), Lucimério Campos, e das delegadas Ana Luíza Nogueira, Tacyane Ribeiro e Paula Mercês, foram estabelecidas normativas para dar celeridade às investigações de crimes e tentativas de feminicídios, bem como a prisão dos autores.
“As ações conjuntas de enfrentamento das equipes das delegacias, com vistas à proteção das mulheres vítimas de violência, tem o objetivo de compartilhar informações, salvaguardar a integridade física da vítima, proceder a prisão no caso de tentativa de feminicídio e buscar a prisão imediata do autor de feminicídio”.
Conforme dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), em 2022, foram registradas 13 ocorrências de crimes de tentativa de feminicídio em Maceió, concluídos com indiciamento e prisão dos autores. No caso de feminicídio, foram seis ocorrências na capital alagoana, que também tiveram suas investigações concluídas.