20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Polícia Federal tem evidências que bolsonaristas tramaram um golpe de Estado

Áudios e prints encontrados nos arquivos de um celular de Ailton Barros e do ajudante de ordens de Bolsonaro revelaram a trama golpista.

PF tem prints e áudios da trama golpista dos bolsonaristas

Após apurar os dados das mensagens de áudios nos celulares dos bolsonaristas presos, a Polícia Federal agora tem a certeza de que assessores e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) montaram um articulado esquema para o golpe de Estado no País, em  8 de janeiro.

A informação é do jornal O globo.

De acordo com a PF a trama consistia em incitar ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), hostilizar as urnas eletrônicas, convencer a cúpula do Exército a rejeitar o resultado das eleições em 2022 e prender o ministro Alexandre de Moraes.

A PF também apontou que a investida foi discutida pelo major reformado do Exército Ailton Gonçalves Barros, pelo coronel Elcio Franco e por um militar ainda não identificado.

As investigações revelam que  os diálogo “deixam evidente a articulação conduzida por Ailton Barros e outros militares, para materializar o plano de tentativa de golpe de Estado no Brasil, em decorrência da não aceitação do resultado da eleição presidencial ocorrida em 2022, visando manter no Poder o ex-Presidente da República Jair Bolsonaro e restringir o exercício do Poder Judiciário brasileiro, por meio da prisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF”.

A PF analisou áudios e prints encontrados nos arquivos de um celular de Barros durante uma investigação envolvendo Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-chefe do Executivo.