20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Polícia investiga vereador que chamou de ‘macaco adestrado’ o prefeito de Boca da Mata

Este foi o 4º caso de injúria racial registrado pela Ordem dos Advogados em Alagoas em 2023

A Polícia Civil investiga se um vereador por Boca da Mata cometeu crime de injúria racial contra o prefeito do município, Bruno Feijó. O parlamentar teria chamado o chefe do executivo municipal de ‘macaco’ durante uma sessão da Câmara de Vereadores.

Durante pronunciamento, o vereador teria citado uma festa de Dia das Mães promovida pela Prefeitura e utilizado os termos “macaco” e “macaco adestrado” para se referir ao prefeito da cidade, que não estava presente no momento em que os fatos ocorreram.

A fala do vereador foi gravada e ganhou grande repercussão na cidade, chegando até o prefeito, que prestou queixa na delegacia e fez um boletim de ocorrência. O gestor municipal também procurou a Comissão da OAB/AL para relatar os fatos.

A OAB/AL, por sua vez, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, vai oficiar os órgãos responsáveis pela apuração da situação. Os ofícios serão enviados ao Ministério Público Estadual (MPAL), Polícia Civil, Câmara Municipal de Boca da Mata e União dos Vereadores do Estado de Alagoas (Uveal).

Este foi o 4º caso de injúria racial registrado pela Ordem em Alagoas em 2023. Somente este ano, também já chegaram ao conhecimento da Comissão da OAB/AL sete casos de intolerância religiosa.

De acordo com a presidente da Comissão, Ana Clara Alves, a OAB, após fazer o acolhimento da vítima, vai acompanhar todo o caso, até que tudo fique esclarecido e, com a comprovação de que trata-se de mais uma situação de racismo, o responsável seja punido. “Estaremos acompanhando as investigações para que os casos de injúria racial em Alagoas não fiquem impunes”, pontua.