20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Polícia prende chefe da fraude de R$ 12 milhões no fisco estadual

Empresário Victor Pontes de Mendonça Melo liderava um esquema com empresas de fachada.

Depois de se entregar a polícia e fazer exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal Estácio de Lima, o empresário alagoano Victor Pontes  de Mendonça Melo foi conduzido ao presídio Baldomero Cavalcante.

Pontes foi apontado em investigações do Ministério Público Estadual como o chefe de um esquema de sonegação fiscal que desviou mais de R$ 12 milhões dos cofres públicos.

Além de Victor Pontes foram denunciados pelo MPE mais 12 pessoas envolvidas no esquema. A operação que desvendou a ação criminosa foi batizada de “Perfídia”.

Segundo o promotor Ciro Blatter, chefe da investigação, as empresas controladas por Victor Pontes fabricavam documentos fiscais falsos referentes à compra e venda de itens que não existiam, repassavam estes documentos para empresas de fachada, que os vendia para prefeituras do interior.  “Como nestes casos não havia produtos a serem entregues, não havia também tributação, caracterizando os atos como fraudes estruturadas de sonegação fiscal”, destacou o promotor público.