26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura e Ufal firmam parceria para abrir unidade de saúde

Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a contratualização de serviços entre o Hospital Universitário e o Município

Em parceria com a Prefeitura de Maceió, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) será inaugurada em breve na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para beneficiar a população do Tabuleiro do Martins, na parte alta da capital.

Nesta segunda-feira (01), o prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, receberam a superintendente do Hospital Universitário (HU), Regina Maria, e a reitora da Ufal, Valeria Correia, para discutir a cooperação técnica que vai ampliar o atendimento médico aos maceioenses.

“Foi uma pauta positiva e a Prefeitura está sempre aberta ao diálogo com a Universidade. A parceria vai levar para a população uma série de especialidades médicas com equipes de Saúde da Família. Será realmente um grande ganho para a parte alta da cidade”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a contratualização de serviços entre o Hospital Universitário e o Município. “Vamos alinhar o atendimento, sobretudo do Centro de Oncologia. Queremos cada vez mais atentar para o problema do câncer e, em Maceió, somente o HU e a Santa Casa atendem esses pacientes”, acrescentou Rui Palmeira.

Na oportunidade, José Thomaz Nonô destacou os benefícios a partir do funcionamento da UDA.

“Estamos trabalhando há um ano essa parceria com a Ufal. Nós temos um diálogo importante e a inauguração da UDA vai beneficiar todo o entorno da Ufal. Os pacientes serão atendidos com a supervisão da academia e isso vai ser bom para os alunos desenvolver as atividades”, frisou. José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde.

O atendimento na região, que acontecerá graças a parceria, foi comentada pela reitora Valeria Correia.

“Com a parceria, teremos duas equipes da Saúde da Família para atender toda a região do Tabuleiro que necessita muito desse tipo de serviço público. A Ufal é um espaço de ensino e pesquisa e estará de mãos dadas com a Prefeitura inaugurando esse espaço importante para a saúde pública de Maceió”. Valeria Correia, reitora da Ufal.