8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Presidiu STF: Ex-ministro Joaquim Barbosa declara voto em Haddad

Barbosa foi o primeiro negro a ocupar o mais alto cargo do STF, e foi o relator do processo do Mensalão, que prendeu filiados do PT

Na manhã deste sábado (27), véspera do dia de eleição, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, declarou voto no candidato Fernando Haddad (PT) para a Presidência.

Após filiou ao PSB, Barbosa quase se candidatou para o cargo, mas desistiu em maio deste ano.

“Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”, disse o Ex-ministro em seu Twitter.

Joaquim Barbosa foi o primeiro negro a ocupar o mais alto cargo do STF, e foi o relator do processo do Mensalão, que condenou 24 réus, sendo muitos deles filiados ao PT, como José Dirceu, José Genuíno e Delúbio Soares.

Apesar de seu passado crítico ao partido dos trabalhadores, como esperado, o ex-ministro foi criticado por alguns perfis do Twitter. Robôs ou não, pessoas declararam estar decepcionadas com ele, apesar dos motivos claro de seu voto contra Bolsonaro.