6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Processada por fazer piada com morte neto de Lula faz vaquinha na internet

Até agora, nada foi arrecadado

A blogueira Alessandra Strutzel está sendo processada por danos morais pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Preso desde abril do ano passado, Lula pede R$ 50.300,00 de indenização.

No processo, que tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo, os advogados de Lula alegam que Strutzel publicou mensagens no Facebook ironizando a morte do neto de Lula, Arthur, que morreu em 1º de março, aos 7 anos.

Em uma das mensagens na rede social, Strutzel teria escrito “Pelo menos uma boa notícia”, frase acompanhada de emojis de coração e felicidade, sobre uma manchete que narrava a morte do neto de Lula. Em outra suposta postagem, datada em 2 de março, a mulher teria usado outra foto de Lula com a seguinte mensagem: “Se nem triste ele está, por que eu estaria?”.

Na imagem, Lula aparece sorrindo. O ex-presidente teve autorização judicial para deixar a prisão na Polícia Federal, em Curitiba, para acompanhar o velório do neto, que aconteceu em São Paulo. Nos comentários desta postagem, ela teria escrito: “Lula adorou o banho de sol kkkkkkk Agora vai ter que esperar a morte de outro parente“.

Na petição, protocolada em maio, os advogados de Lula pediram para que o Facebook fornecesse mais informações dela para que ela seja citada judicialmente. O jurídico de Lula exige que ela seja ordenada a publicar retratação em sua página por 30 dias.

Facebook

Em junho, o juiz Fernando de Oliveira Ladeira deferiu liminar e determinou que o Facebook apresente informações sobre a página de Strutzel para o jurídico de Lula.

Já o pedido de retirada dos links solicitado pelos advogados não teve efeito, pois as páginas citadas na ação já haviam sido retiradas do Facebook antes da liminar. Ao Tribunal, o Facebook informou que atendeu às determinações judiciais.

Vaquinha e mais piadas

Alessandra Strutzel criou uma campanha na rede social para arrecadação de recursos. Com o título de “Ajude na Indenização de Lula”, a mulher pede ajuda aos internautas para que sejam recolhidos R$ 50 mil, valor da ação movida pelo ex-presidente. Até agora, nada foi arrecadado.

O caso ainda não foi julgado e, apesar disso tudo, ela continha fazendo piadas de cunho duvidoso.

Até esta ela resolveu editar: