25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

PGE pede suspensão da decisão que cancelou leilão da Casal

Certame estava marcado para hoje; Governador interino, Tutmés Airan, tem histórico de disputas com Elizabeth Carvalho

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas pediu a suspensão da decisão, monocrática, da desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas.

No momento em que o governador Renan Filho (MDB) se afasta temporariamente do cargo e assume o governo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Airan, a desembargadora Elizabeth Carvalho concedeu liminar a uma ação que pede o cancelamento do leilão da Casal.

O certame estava marcado para esta quarta (30), na Bolsa de Valores em São Paulo e provocou reação do procurador-geral:

Recorremos da decisão na certeza que temos em garantir o reestabelecimento da normalidade de todo o processo, que até agora vinha trilhando a mais lídima legalidade”. Márcio Roberto Tenório, procurador-geral no pedido de suspensão.

Cancelamento

A liminar chega ao palácio dos Palmares como uma verdadeira bomba a ser desarmada pelo governador de plantão. A desembargadora Elizabeth e o presidente do TJ têm um histórico de disputa interna no Tribunal, desde que Tutmés Airan assumiu a vaga do quinto constitucional da OAB, nomeado pelo então governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).

O cancelamento do leilão da Casal, marcado para esta quarta-feira, 30 de setembro, atende também à luta dos trabalhadores da Casal e do Sindicato dos Urbanitários, que também têm demandas na justiça com a mesma finalidade.

Desembargadora Elizabeth Carvalho cancela leilão da Casal

No entanto, a decisão monocrática da desembargadora Elizabeth Carvalho foi chancelada com base na ação da SAEE de Marechal. Nesse jogo político, o presidente do TJ, hoje no comando do governo, certamente terá um trabalho e tanto para desatar o nó.