20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

PT aciona Google por sugerir “corrupção” em buscas por “Lula coração”

“Coração” era sugerido em buscas por “Bolsonaro coroação”

O Partido dos Trabalhadores (PT) enviou neste domingo (7) uma notificação extrajudicial ao Google devido à “confusão e falta de transparência” nas buscas pelo nome do partido na plataforma. O documento foi assinado pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, e por advogados.

O PT solicitou a suspensão da correção automática da palavra “corrupção” quando os usuários digitam “lula coroação”. O presidente Lula compareceu à cerimônia de coroação do Rei Charles 3º.

De acordo com o PT, o Google só associa as duas palavras quando o termo pesquisado é o nome do presidente Lula. O partido também solicitou “esclarecimentos e explicações técnicas” em relação aos algoritmos e programações que resultam nessa busca.

Para piorar a situação, quando internautas faziam a mesma busca, mas com o nome de Bolsonaro, o site de buscas sugere “coração” no lugar de “coroação”.

O partido do presidente argumenta que a associação dos termos pode configurar “abuso de poder econômico e violação do direito à livre consciência dos cidadãos brasileiros”.