11 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

PT quer apenas três debates durante primeiro turno

Participação do presidente Jair Bolsonaro nos debates também é considerada condição necessária para que Lula também aceite o confronto

O PT, partido de Lula, ex-presidente que lidera as  pesquisas de intenção de voto, pretende propor aos veículos de comunicação a realização de apenas três debates presidenciais no primeiro turno, num modelo de pool semelhante ao adotado nos Estados Unidos.

O ex-presidente Lula já foi convidado para 11 debates eleitorais, mas na avaliação da cúpula do PT, com uma campanha eleitoral tão curta, é inviável aceitar tantos convites, que tendem a aumentar.

O plano, segundo o colunista Kennedy Alencar, é apresentar uma proposta com um formato que reúna diversos veículos de comunicação.

A data do debate da Rede Globo, na reta final do primeiro e segundo turnos, é considerada ruim pelo PT. O partido quer uma mudança que permita aos debates ter, na prática, uma repercussão eleitoral mais longa.

O partido pretende propor a ideia de debates em pool às associações representativas das emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e portais e a regra de pool valeria para a Globo também.

Bolsonaro e FHC

Hoje, a participação do presidente Jair Bolsonaro nos debates é considerada condição necessária para que Lula também aceite o confronto entre candidatos.

Sem Bolsonaro, o PT não vê sentido na presença do líder das pesquisas para virar saco de pancadas de candidatos sem chance real de vitória.

Por outro lado, Lula já ligou para FHC a fim de conversar sobre os caminhos do PSDB após a saída de João Doria da corrida presidencial.

Em 1978, Lula fez campanha para a candidatura de FHC ao Senado. Ter o apoio do tucano agora seria um grande gol político. Poderia pavimentar o caminho para a adesão de tucanos históricos no primeiro turno.