8 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Receita já libera amanhã o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda

Prazo para entrega da declaração ficou para 30 de junho, devido a pandemia

Contribuinte já recebe restituição do IR nesta sexta-feira, 29

Diante do estado de calamidade pública por causa do coronavírus o governo federal foi obrigado a rever alguns prazos relacionados ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) como forma de mitigar os efeitos sobre o contribuinte.

Entre eles está a declaração, cujo prazo de entrega foi adiado de 30 de abril para 30 de junho. E, além disso, a restituição, cujo primeiro lote já sai nesta sexta-feira, 29.

De acordo com o superintendente adjunto da 1ª Região Fiscal da Receita Federal, o auditor fiscal Daniel Belmiro, o objetivo do Fisco neste instante é dar mais tempo ao declarante para se organizar financeiramente.

“A preocupação é orientar o contribuinte para dar conta de cumprir os pagamentos nesse novo calendário”, explicou. O primeiro lote de restituição foi programado para amanhã — e é destinados somente às prioridades —, sendo que o último está previsto para 30 de setembro.

“Já foram declarados mais da metade do total esperado e esperamos um número maior próximo da data final”, explicou Daniel. Atenção e cuidado são as dicas para quem ainda não declarou o IR (quadro ao lado).

“É importante que tenham cuidado cada vez maior no preenchimento de dados. Caso tenham dúvidas, é necessário pedir orientação no nosso chat”, aconselha o auditor. O canal de atendimento pode ser acessado pelo site oficial da RFB. “Apesar de toda a situação econômica do país, o pagamento dos tributos é um dever de cada cidadão. A contribuição neste momento também ajuda a reerguer o Brasil e a retomar o equilíbrio econômico”, acrescentou.