20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Rejeitado último recurso de Lula no caso do triplex

Com a publicação do acórdão sentença colegiada da decisão, em até 10 dias, encerra-se a tramitação do caso de Lula na segunda instância

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitou hoje (18), por unanimidade, o último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda instância contra a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

Foto: Felipe Rau

Participaram do julgamento os desembargadores Victor Laus, Leandro Paulsen e o juiz federal Nivaldo Brunoni, que substituiu o relator, desembargador João Pedro Gebran Neto, que está de férias. A votação do recurso durou poucos minutos, pois acusação e defesa não fizeram sustentação oral.

Com a decisão de hoje, a defesa precisa esperar a publicação do acórdão –o que irá acontecer nos próximos dias– para recorrer da sentença do juiz Sergio Moro e do TRF-4 nas instâncias superiores, ou seja, no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal). A tramitação do processo na segunda instância, agora, está encerrada.Os recursos aos tribunais superiores são pedidos via TRF-4.

A defesa deve apresentar a solicitação a partir da próxima segunda-feira (23).Para sair da prisão, para Lula, resta apenas o caminho das instâncias superiores ou de uma mudança no entendimento do STF a respeito de prisão após condenação em segunda instância.Hoje, Lula está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em segunda instância.

No entanto, o PT diz que o ex-presidente é o pré-candidato do partido ao Planalto e lidera pesquisas eleitorais, como da Datafolha.