5 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Pesquisa Datafolha: como reagiram os líderes da disputa presidencial

Nos cenários com Lula fora do páreo, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem empatados na liderança

Neste domingo, o instituto divulgou pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de outubro. Testado em três dos nove cenários, Lula liderou todos com 30% a 31% das intenções de voto.

Segundo colocado nos quadros com o petista, o deputado federal Jair Bolsonaro apareceu em primeiro lugar em todos os outros, variando entre 15% e 17%. Marina Silva ficou atrás dos dois e chegou a empatar tecnicamente com Bolsonaro ao reunir 15% das intenções de voto em um cenário sem Lula.

A pesquisa Datafolha foi realizada de quarta-feira (11) a sexta-feira (13) com 4.194 entrevistas em 227 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula – 30% a 31%

O PT criticou o fato do ex-presidente ser testado em apenas três dos nove cenários apresentados na pesquisa. O partido reiterou que, apesar da prisão, Lula continua sendo seu pré-candidato. “Lula será o nosso candidato aconteça o que acontecer. A manobra para tentar criar um imaginário em que Lula não esteja no pleito esbarra numa questão fundamental: a preferência popular”, disse a legenda em seu site.

Bolsonaro – 15% a 17%

O deputado federal e pré-candidato ao Planalto Jair Bolsonaro (PSL-RJ) disse acreditar ter mais apoio entre os eleitores do que o apontado pelo Datafolha e afirmou não se preocupar com a liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas, por achar que o petista será barrado pela Lei da Ficha Limpa.

“Estou focado no meu objetivo de enfrentar qualquer um nessas eleições, mas, pelo ponto de vista da Lei da Ficha Limpa, Lula não é candidato”, afirmou Bolsonaro.

Marina Silva – 10% a 16%

Em comunicado divulgado em suas redes sociais, a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede-AC) disse receber o resultado do Datafolha com “tranquilidade” e ressaltou que “pesquisa retrata um momento”.

“Recolho propostas para o programa que apresentarei aos cidadãos e me posiciono, como tenho feito desde 2010, comprometida com o debate e não com o embate”, escreveu.

Pesquisa Datafolha

A pesquisa nacional realizada pelo instituto na semana passada aponta o líder petista com 31% das intenções de voto no cenário mais favorável entre nove pesquisados. No fim de janeiro, quando o levantamento anterior do Datafolha foi concluído, Lula tinha até 37% das preferências.

Nos cenários com Lula fora do páreo, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem empatados na liderança. Ele tem 17% das intenções de voto, e ela oscila entre 15% e 16%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.