28 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Renan Calheiros diz que Lira sonha com a Gestapo na PF em Alagoas

Senador diz ainda que vai entrar com representação no CNJ contra a “ministra bolsonarista Laurita Vaz”

Calheiros acusa Lira de querer a Gestapo na PF de Alagoas

A Polícia Federal de Alagoas é hoje uma Gestapo de Arthur Lira. Assim a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, registrou no texto de sua coluna, citando como autor da frase o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A frase é forte e dura por que associa a uma ação nazista a operação da PF em Alagoas, que afastou do cargo o governador Paulo Dantas (MDB).

No Twitter, o senador Renan Calheiros diz que Alagoas é vitima de uso político da PF e do abuso de autoridades. Ele destaca que em 5 de outubro já havia pedido a troca do comando da PF no Estado, cujo superintendente é apontado por ele como “cabo eleitoral de Arthur Lira”.

Calheiros ainda fez menção a incompetência da ministra do STJ, Laurita Vaz, no julgamento do caso que envolve Dantas, alegando que a competência seria da justiça estadual.

E assim fez questão de observar que Lira teria levado a história para as mãos certas  “da ministra bolsonarista”.

O senador disse que vai ingressar com ação no CNJ contra a ministra. E lamentou que o Ministério Público de Augusto Aras e Lindôra Araújo sejam coniventes.

Lira, no entanto, disse que não tem qualquer ingerência na Polícia Federal e que o senador estaria politizando uma decisão do STJ em Alagoas. Para ele, uma ação contundente com  respaldo jurídico.

O que foi a Gestapo

Foi a polícia secreta da Alemanha Nazista, que atuava em toda Europa ocupada pelos alemães e que perseguia, torturava e matava judeus e quem quer que fosse contrário a Adolf Hitler, o comandante supremo do nazismo.

A força foi criada em 1933. A Gestapo implantou o terror e conduziu comboios de trens lotados de judeus para campos de concentração e câmaras de gás, onde se praticou o genocídio de milhares de pessoas, contrárias ao nazismo.