7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Renan Filho quer os chineses investindo na fruticultura irrigada

A ideia é instalar empresas que operam na China, às margens do canal do sertão

Canal do sertão pode receber indústrias chinesas

A fruticultura irrigada a partir da oferta de água que proporciona o canal do sertão é uma das principais metas do governo de Alagoas dentro da missão China.

O governador Renan Filho tem sonhado com esse projeto às margens do canal desde que assumiu o primeiro mandato. Tentou algumas vezes atrair empresas que operam nos pólos de Petrolina (PE) e Jauazeiro (BA), mas não conseguiu.

Agora, junto aos chineses, vive uma nova expectativa quanto a essa possibilidade, considerando que os projetos de fruticultura encheram os olhos apertados dos orientais.

Dando certo essa prospecção industrial, a expectativa dos governistas é de que Alagoas entre em um novo ciclo da economia para além do que foi o estágio secular da cana de açúcar no Estado.

Renan Filho sabe que não é fácil a negociação com os asiáticos, sempre desconfiados, mas tenta convencê-los de que Alagoas tem um potencial que poucos Estados brasileiros têm.

Além da água, petróleo, mineração e gás, Alagoas tem ainda a natureza litorânea, capaz de encantar até o mais recatado monge do Tibete.

Tudo isso está sendo visto pelos chineses, mas só até amanhã, sexta-feira, 26.