20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Roda de conversa: Do racismo na tecnologia fotográfica à Fotografia Preta

Roda de Conversa acontece nesta terça-feira no Sebrae, às 19h, e é parte integrante da programação da Imersão Fotográfica

Por Tereza Pereira

A imersão fotográfica em “Roda de Conversa”. Foto Mídia Ninja

Jorge Vieira, fotógrafo, nordestino, natural de União dos Palmares, em Alagoas, residente em Maceió, tem a temática preta recorrente em sua produção. Ele esteve com a redação do É Assim, para lembrar ao público interessado, uma imersão fotográfica, que acontecerá no próximo final de semana. E sobre o assunto, haverá nesta terça-feira, 23, no auditório do Sebrae, Centro de Maceió, às 19h, uma Roda de Conversa, gratuita. Estarão presentes fotógrafos envolvidos com essa temática e pessoas interessadas neste importante e atual tema: A Fotografia Étnica – Do racismo na tecnologia fotográfica à Fotografia Preta.

Esta Roda de Conversa, 23, que ocorre no Sebrae, às 19h, é parte integrante da programação da Imersão Fotográfica, que será realizada no próximo final de semana, sexta, sábado e domingo, no Quilombo Cajá dos Negros, em Batalha, Alagoas. Inicialmente seria restrita aos participantes inscritos na imersão fotográfica, que deverá contar com 13 fotógrafos, podendo chegar a quinze.  Jorge Vieira e os organizadores do evento, considerando interessante a contrapartida do Sebrae, que está apoiando o evento, resolveram convidar o público para um bate-papo, gratuito. A localização do Sebrae, é na rua Dr. Marinho de Gusmão, 46, próximo à avenida Buarque de Macedo, Centro.

Haverá uma grande oportunidade de se discutir a marca racista comum e flagrante na fotografia analógica, quando toda tecnologia era pensada a partir da pele branca e das dificuldades históricas e trazer essa questão para o povo negro. Será debatida a fotografia étnica dentro do atual contexto da fotografia preta, que é um importante movimento político, lembra Jorge Vieira. Entre os objetivos destaca-se o avanço na promoção da cultura negra, dentro da fotografia como reconhecimento da importância da própria cultura negra para a construção do povo brasileiro. Vieira, também lembra que a Roda de Conversa trará ilustrações e bate-papo com imagens de algumas obras de ícones como o francês Pierre Verger, 1902, que viveu em Salvador –BA, até falecer, em 1996 (escritor, etnólogo, fotógrafo), criador do Museu Afro-Brasileiro. Verger, tornou-se Fatumbi (cultura e religião negra da África). Outro ícone discutido, será o fotógrafo e artista multimídia, Eustáquio Neves, nascido em Juatuba, MG, 1955.

A Roda de Conversa desta terça-feira, 23, no Sebrae, conta com a presença de fotógrafos alagoanos e outros que realizam esse trabalho dentro desse importante tema. Uma amostra do que será desenvolvida na Imersão fotográfica – Fotografia Étnica: Vivências no Quilombo Cajá dos Negros, localizado no município alagoano de Batalha, nos dias 26, 27 e 28 de maio, que terá início, no próximo final de semana, encerrando no domingo (Workshop Fotos pelos Poros).