20 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Rodrigo Pacheco diz que vitória de Lula salvou democracia e evitou sua prisão

Além de Pacheco e Moraes, a minuta do golpe bolsonarista também previa a prisão do ministro Gilmar Mendes

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, seriam presos pelo golpe que Bolsonaro pretendia.

Em declaração forte, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) disse que a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022 foi fundamental para evitar a sua própria prisão e salvar a democracia brasileira.

Ele destacou que além da sua prisão que estava prevista pelos bolsonaristas articuladores do golpe, evitou-se também as prisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

Pacheco se posicionou sobre o caso em um evento que reuniu juristas e senadores. Ele destacou que as que investigações da Polícia Federal (PF) revelaram uma tentativa de golpe de Estado durante e após o término da última corrida eleitoral.

Segundo o presidente do Senado, as investigações indicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) tinha conhecimento e atuou na elaboração da minuta do golpe, encontrada pela Polícia Federal.

Diante desse contexto, Pacheco enfatizou que a vitória de Lula nas eleições foi crucial para preservar a democracia no Brasil.