7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Santana do Ipanema: Deic divulga informações dos 11 mortos em operação policial

OAB Alagoas e Corregedoria da Polícia Civil vão investigar o caso

A Divisão Especial de Investigação e Captura da Polícia Civil de Alagoas (Deic) divulgou um organograma identificando os 11 mortos durante a operação Cavalo de Tróia, realizada na última quinta-feira em Santana do Ipanema, na Sertão do Estado.

Em nota, a Associação da Policia Civil de Alagoas (ASPOL), quando diz que “a ação policial, além de legítima, foi montada com a integralização das polícias atendendo assim os anseios da contemporaneidade da Segurança Pública”.

Diante deste “anseio da contemporaneidade”, o deputado federal Paulão (PT) disse que a ação “precisa ser devidamente esclarecida, do ponto de vista do devido processo legal”, e pediu esclarecimentos ao Ministério Público.

Ele foi criticado pelo deputado estadual João Beltrão (PRTB). Disse que Paulão precisava de uma “pisa boa” por “defender bandidos”. Não só foi um pedido de investigação, após as 11 mortes, como vale lembrar que Beltrão é acusado de ser o mandante do assassinato de um militar em maio de 1996. E seu filho Thalys, irmão de Marx Beltrão, é acusado de chefiar uma quadrilha.

De qualquer forma, a ação policial levou a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, a solicitar a Secretaria de Segurança Pública que investigue a operação. A Corregedoria da Polícia Civil também irá investigar a ação, conforme recomendação do Ministério Público Estadual.

Organograma

O Fábio Costa, coordenador da Deic, explanou a função de cada um dos homens dentro da organização criminosa, assim como seus históricos criminais deles, confirmados até o momento. Ele acredita que estes estejam envolvidos em outros crimes e aguarda mais informações de outros estados.

O grupo era dividido em três núcleos, o alagoano, o pernambucano e o interestadual:

Texto